Jean WyllysDeputado Federal

jean
  • Nome completo: Jean Wyllys de Matos Santos
  • Data de nascimento: 10/03/1974 (43 anos)
  • Naturalidade: Alagoinhas (BA)
  • Escolaridade: Superior completo
Telefone: (61) 3215-5646
Email: dep.jeanwyllys@camara.leg.br

Perfil

Jean Wyllys é jornalista com mestrado em Letras e Linguística pela UFBA, professor universitário e escritor com vários livros publicados. Foi eleito duas vezes para representar o estado do Rio de Janeiro como deputado federal pelo PSOL e é o único parlamentar gay assumido do país. Em 2014, aumentou em 11 vezes sua votação: ele recebeu 144.770 votos e foi o sétimo mais votado do estado, apesar de sua campanha ter sido uma das mais baratas do país, financiada por pequenas contribuições de eleitores e militantes. Eleito em três oportunidades como o melhor deputado federal do Brasil pelo Prêmio Congresso em Foco, Jean também foi incluído em 2015 pela revista britânica The Economist na lista das 50 personalidades mais importantes do mundo na defesa da diversidade.

Em 2011, logo no início do seu primeiro mandato, Jean Wyllys lançou uma campanha nacional pelo direito ao casamento civil igualitário no Brasil que mobilizou artistas, intelectuais, ativistas e movimentos sociais e, em 2013, ele foi autor de uma representação assinada conjuntamente pelo PSOL e a ARPEN-RJ perante o Conselho Nacional da Justiça, que finalmente regulamentou esse direito através da resolução nº 175 desse ano, que garante aos casais do mesmo sexo o direito ao casamento civil, nos mesmos termos e com os mesmos requisitos e efeitos do casamento entre pessoas de diferente sexo. Destacado ativista pelos direitos das minorias no Congresso Nacional, Jean coordena a Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT e é reconhecido internacionalmente como uma das lideranças mais importantes do mundo na defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais.

Entre outras proposições legislativas, o deputado é autor dos projetos de lei de casamento civil igualitário (PL 5120/2013), identidade de gênero (PL 5002/2013), legalização do aborto e garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres (PL 882/2015), legalização e regulamentação da produção e comercialização da maconha (PL 7220/2014), regulamentação do trabalho sexual (PL 4211/2012), direito ao parto humanizado (PL 7633/2014), extinção do crime de desacato (PL 602/2015), reforma das formas de garantia dos alugueis (PL 7412/2014) e cobertura do SUS para as doenças raras (PL 2669/2011).

Atualmente, além da sua atuação como deputado federal, Jean escreve uma coluna na edição online da revista Carta Capital, continua publicando (seu livro mais recente é “Tempo bom, tempo ruim”) e é um dos representantes do Brasil no Parlamento do Mercosul.

Transparência

    Equipe de gabinete

    Noemia Boianovsky, chefe de gabinete.

    Lucas Mourão, coordenador do escritório do Rio de Janeiro e assessor jurídico.

    Bruno Bimbi, coordenador político e legislativo.

    Marilda Vale, responsável pela agenda.

    Evelyn Silva, assessora sobre gênero / LGBT.

    Alessandra Ramos, assessora sobre população trans.

    Nicole Blass, assessora sobre cultura.

    Mira Floriano, assessora sobre movimento negro e religiões afro-brasileiras.

    Lis de Oliveira, assessora jurídica.